Métodos de estudo em Patologia

Prezados, há alguns métodos de estudo em Patologia que gostaria de, resumidamente, transmitir para vocês: Citologia, Biópsia, Congelação e Necropsia.

Citologia é um método que consiste, como o nome diz, no estudo das células isoladas. Estas podem ser obtidas para estudo microscópico através de raspados, lavados ou por punção. As células são fixadas no álcool e vão para a etapa de coloração(Papanicolaou)depois de coradas, tais células são estudadas com o objetivo de ser detectar(flagrar)lesões citológicas pré-malignas. As citologias mais comuns são: Cérvico-vaginal, Tireóide, Mama, Escarro, e líquidos(Ascítico, Pleural, etc).

Biópsia é o estudo do tecido(Histológico). É um exame que permite muitos diagnósticos na prática médica e orienta(define) tratamentos. A biópsia pode ser excisional quando se faz a retirada de toda a lesão ou incisional quando se retira apenas uma parte para diagnóstico. Assim que o tecido é retirado(tecido este que pode ser pequenos fragmentos de qualquer órgão ou peças cirúrgicas) é mergulhado em formol a 10%(fixador universal) e depois vai para processamento histológico, etapa que dura cerca de 24-48h.

Já a Biópsia de congelação dá resultados mais rápidos porém menos precisos(cerca de 15-20minutos) e é realizada por intermédio de um aparelho(Crisotato)que congela o tecido enviado sem formol, com o paciente sendo operado no centro cirúrgico e a equipe de cirurgia esperando pelo resultado. É um exame de muita responsabilidade. Assistam a aula e tirem as conclusões.

Já a Necropsia é um exame que ajuda e muito no sentido epidemiólogico, alertando para os problemas de saúde mais comuns de determinada população e visando a melhorar a qualidade de vida do povo, combatendo as mazelas que provocam morbidade e mortalidade. Existem a necropsia clínica e a médico-legal. Vejam em aula as diferenças… Pesquisem antes

Um grande abraço.

About these ads

Sobre romcaldas

Médico Patologista e Professor de Patologia Geral, 40 anos, 1,83cm, 76Kg, Branco.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s